Fazer a transição de um trabalho por conta de outrem para freelancer: sim, é possível!

A par da necessidade de procurar o sentido da vida e uma profissão que esteja alinhada com o seu propósito, muitas são as pessoas que planeiam em silêncio ganhar coragem para iniciarem o seu projeto. Abrir uma empresa, trabalhar como freelancer ou associar-se a um projeto existente são algumas das vias possíveis para a sua concretização. É claro que, na verdade, iniciar uma viagem como empreendedor envolve muito mais do que isso.

skills, competências, reunião, mentoria, carreira

O medo de falhar e não ter o conhecimento mais adequado para colocar um projeto em marcha, podem ser fatores determinantes na tomada de decisão. Aqueles que têm, igualmente, dependentes a cargo poderão ter ainda mais receio se algo não correr como é esperado. Se sentir a necessidade, marque uma consulta de aconselhamento e mentoria profissional. Para a maioria das áreas de atuação é possível fazer uma transição suave de um trabalho por conta de outrem para uma atividade por conta própria.

empreendedorismo, empreendedor, estratégia, plano, conta de outrem

Muitas vezes o impedimento inicial está relacionado com aquele que é o planeamento detalhado no negócio, de modo a avaliar as perspetivas de sucesso e criar a estratégia mais adequada. O receio do esquecimento de algum aspeto importante ou a dificuldade em perceber, com clareza, quais os encargos legais, como calcular o custo e a margem de lucro ou como tratar da contabilidade são outros dos fatores que contribuem para que a ideia para um projeto fique arquivada numa gaveta.

freelancers, freelancer, trabalhar online, trabalhar a partir de casa, ganhar dinheiro online, trabalhar por conta própria

Na verdade, muitas são as pessoas que relatam ainda a existência do medo do julgamento por parte dos amigos e família. “E se eu falhar? E se a ideia não for boa e eu ficar numa situação ainda pior do que aquela em que me encontro? O que é que a minha família vai dizer?”. Estas e outras questões, muitas vezes, castram todo e qualquer ímpeto de avançar.

Tudo o que sai da norma é visto com alguma estranheza e levanta todo e qualquer tipo de questionamento. Contudo, é importante salientar que nem todas as pessoas têm de trabalhar numa empresa das 9h às 18h, ou ter um trabalho para a vida toda a desempenhar tarefas das quais possam gostar ou não. Há profissionais que querem mais, que sabem que têm direito a mais e estão dispostos a arriscar ser quem desejam ser, de modo a concretizar, se não todos, mas pelo menos alguns dos seus sonhos.

liberdade, flexibilidade, freelancing, ser freelancer, Portugal, empreender, empreendedor

Um trabalho que lhe proporcione um sentimento de realização trará, seguramente, benefícios para as mais diversas áreas da sua vida. E a partir do momento em que se encontrar num estágio de realização por fazer todos os dias aquilo que faz parte do seu propósito de vida terá, com toda a certeza, uma maior predisposição para vencer. E o mindset correto pode fazer milagres e abrir inúmeras portas. “Sim, mas como conseguir ter o mindset certo mesmo antes de começar?”, perguntam vocês.

O segredo está em ser positivo, traçar um plano, pensar em alternativas no caso de algo falhar, acreditando sempre que a partir do momento em que dá o seu melhor todas as janelas de oportunidade serão aproveitadas ao máximo. Assim, mesmo que algo não corra como era esperado, saberá que fez tudo o que estava ao seu alcance, e terá a tranquilidade necessária para fazer um raciocínio lógico rumo à tentativa seguinte.

reunião, alternativas, mentoria, ebook, plano de negócio, freelancer, profissional liberal

Ser empreendedor é como viver num ciclo de tentativa-erro que um dia, com toda a certeza, trará bons frutos. Mas a partir do momento em que faz um bom planeamento e consegue delinear uma estratégia, tem muito mais hipóteses de sucesso. E isso inclui uma análise prévia das suas competências, adquirir as que lhe faltam adquirir, e colocar o seu plano de negócio em prática, passo a passo.

Se não se sente seguro para pedir a demissão do seu trabalho por conta de outrem pode optar por ter outros projetos em paralelo, ou fazer uma suave transição de carreira. Escolha a melhor opção para si, mas não desista de trabalhar para a concretização dos seus sonhos.

Coragem!

Deixe um comentário

Don`t copy text!