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Reinventar: como sobreviver à era do medo

A crise económica decorrente da pandemia por Covid-19 prevê-se inigualável. Reinventar ideias, negócios e conceitos é imprescindível.

Apanhou-nos de surpresa, mudou tudo de um dia para o outro em Portugal a partir de dia 16 de março. Em datas diferentes do mesmo mês mudou também a realidade do mundo. A pandemia que ninguém esperava varreu a liberdade como a conhecíamos, dizimou postos de trabalho e a crise, essa, ainda mal começou. Prevêem-se tempos difíceis, quer para trabalhadores por conta de outrem, bem como para os profissionais liberais.

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Com a taxa de desemprego a aumentar para 8,1% à data de agosto de 2020, valor mais alto a registar desde 2018 segundo o Expresso, começam a fazer-se sentir os efeitos da crise decorrente da pandemia por Covid-19. Em maio do corrente ano 1,2 milhões de pessoas encontravam-se em regime de lay-off e 372 mil no desemprego. E embora as alterações provocadas pelo vírus se tenham já refletido em graves consequências para a população portuguesa no geral, o que se traduziu num aumento de pedidos de prestações sociais à Segurança Social, é importante estar atento às oportunidades e criar novos processos que permitam ultrapassar grande parte dos desafios que se fazem sentir e que estão longe de acabar.

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Às empresas e freelancers, como eu, é recomendado que reinventem os seus negócios e a sua oferta de produtos e serviços. Para as empresas que ainda não têm presença no digital, agora é o momento de avançar e criar estratégias para fazer chegar a vossa oferta de forma direta ao consumidor final. Mas desengane-se quem pensa que criar conteúdo para as redes sociais é fácil. Na verdade, é. Mas para criar conteúdo que gere efetivamente resultados é preciso desenvolver uma série de competências, ou contratar quem já as tenha e que seja capaz de alavancar um negócio que tende a estagnar.

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Para os freelancers cuja atividade se centra na prestação de serviços é importante analisar o que poderão oferecer ao mercado e que acrescente valor ao seu negócio. Mais do que nunca há que trabalhar os vossos skills e colocá-los ao serviço. Desenvolver novos produtos digitais como eBooks, cursos online, palestras ou produtos mediante subscrições mensais e anuais poderá ser uma boa alternativa para gerar algum rendimento extra.

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Para os trabalhadores por conta de outrem a recomendação é simples. Coloquem em prática os projetos que colocaram na gaveta durante anos. Reinventem conceitos e criem formas de rendimento alternativas, enquanto mantém o vosso posto de trabalho pelo máximo de tempo possível. No entanto, é importante não deitar por terra velhos sonhos, mas transformá-los em algo novo e fazível nos dias que correm. Se não souberem como começar ou se sentem receio de o fazer, peçam ajuda profissional em aconselhamento de carreira. E se tal não for possível, observem aqueles que já estão no patamar que pretendem alcançar. Através da observação e do estudo é possível recolher muita informação que vos permitirá criar um rumo, ainda que provisório, com vista a uma maior independência financeira.

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É igualmente necessário desenvolver uma estratégia de marketing eficaz, independentemente da área de atuação. Se os novos produtos não forem divulgados eficazmente, dificilmente isso terá algum impacto no volume de negócio atual. Apostar mais ainda nas redes sociais poderá ser uma mais valia, desde que a estratégia comunicacional esteja focada nos objetivos e nas etapas necessárias para os alcançar. Mas não só. Cada plataforma tem um algoritmo específico e é importante ser conhecedor das características de cada rede social para usar essa informação a favor do conteúdo a divulgar.

Bons negócios!

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